quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dilemas Contemporâneos da Cultura (14)

Construção da Ópera de Sidney - Austrália
foto by Max Dupain

Não me lembro de um técnico ou artista que tenha elogiado o resultado final de um teatro projetado por Oscar Niemeyer. Aliás, de um modo geral, não há quem não reclame da maneira como os teatros são construídos no Brasil.

É voz corrente que se privilegia a construção de um novo equipamento sem que haja uma preocupação com equipá-lo adequadamente. De fato, a maioria dos teatros realizados pelo poder público são "concluídos" sem que lhes seja dada a condição adequada para ocupação e as desculpas são as mais variadas. Basta saber, por exemplo, que o teatro é construido sem o desenvolvimento de um plano de negócios, ou um plano de ocupação.

Como se dá o processo de construção?

O governante quer um teatro seja por que razão for. O primeiro passo é contratar um projeto - preferencialmente sem licitação por notória especialização e garantir os recursos gerais para a obra.

Aí estão os primeiros entraves. Não interessa discutir proposta de ocupação, necessidades artísticas, porque na cabeça da maioria dos gestores está se fazendo uma obra e não um espetáculo. "Obra é obra": projeto, cimento, visibilidade e inauguração com um show. Não interessa do quê, nem como.

Voltarei ao tema.