terça-feira, 5 de outubro de 2010

Carlos Gomes no mapa do Brasil (25)

Ponte da Amizade
Foz do Iguaçu - Ciudad del Este

Na semana em que o Presidente Lugo, do Paraguai, veio ao Brasil para internar-se e tratar de um problema linfático, lembrei que em Foz do Iguaçu, há menos de 1 km da Ponte da Amizade que une os dois países, de Foz do Iguaçu a Ciudad Del Este, sobre o rio Paraná, está a Avenida Carlos Gomes.

A Avenida Carlos Gomes está num bairro densamente ocupado e Juscelino, Fagundes Varela, Oswaldo Cruz, Assis Brasil e José do Patrocínio são apenas alguns dos nomes de brasileiros ilustres que lhe fazem companhia.

Nota de Rodapé (7)


O André Vargas, Secretário de Comunicação do PT, está errado ao acusar o Serra de anticristão por causa da pílula do dia seguinte que ele introduziu na rede pública. Pessoalmente, reiteradas vezes, o Serra já disse ser contra o aborto, mas como homem público não pode deixar de pensar no problema social relativo.

Aborto é uma questão complexa de saúde pública. Da mesma maneira, a educação para prevenção é uma necessidade concreta para a saúde da mulher.

Ser a favor de soluções que preservem a saúde é uma questão de tolerância das circunstâncias individuais que afinal são o que levam a esta ou aquela decisão. O processo democrático é um exercício permanente de convvivência de opiniões contrárias.

Muito embora se diga que a Dilma perdeu votos por ser a favor do aborto é mais provável que tenha sido por apresentar-se com opiniões diferentes sobre o mesmo assunto em tão pouco tempo. Alguém pode ser contra o aborto e a favor de uma lei que preserve a saúde da mulher, uma vez que a questão extrapola as fronteiras da religião. No caso em questão parece ser mais claro que a candidata muda de ideías conforme a necessidade e as circunstâncias o que se tratando de um tema polêmico e grave é fatal.