segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Carlos Gomes no Mapa do Brasil (45)



Para quem não conhece, Mortadelo y Filémon são uma dupla infernal. No Brasil, a criação do espanhol Francisco Ibáñes recebeu o nome de Mortadelo e Salaminho. Comics de absoluto non sense e a imagem deste post ilustra bem isto (observe os cadarços soltos, as cinco (?) mãos de Mortadelo e as de Salaminho, a lagosta no bolso da calça)
A dupla vive às turras com uma série de criminosos. Ah, sim... Eles são detetives e têm milhões de soluções malucas para prender os bandidos, acabar com as quadrilhas perigosíssimas que destruirão o planeta sem a intervenção  quase sempre idiota de Mortadelo e o apoio discreto de Salaminho.
Lembrei dos dois porque pesquisava o significado do nome Filemon.
O nome de certo edifício chamou minha atenção: Condomínio Residencial Filemon  (leia mais). Não por acaso – não deve ser isto – li matéria sobre o livro que o Gustavo Piqueira está lançando sobre fotos curiosas da cidade de São Paulo enomes dos edifícios
Pois é. Por que Filemon?  Homenagem ao Mortadelo e Salaminho?
Ou uma referência à eleição do congressista americano Filemon Vela?
Entre todas as referências, acho que o melhor foi ter conhecido um pouco da obra do genial fotógrafo Filemon Lopez, nascido em São Luiz Potosi, no México. Vale a pena conhecer seu trabalho.
Como tudo na vida, uma coisa puxa outra e outra e outra.
Filemon  (File –arquivo – e Mon – monitor) é também o nome de um processador de monitor para ambiente Windows, hoje em desuso.
Muito bem.  Nesta grande mistura, a Rua São Luiz (referência à cidade Natal de Filemon Lopez) corta a rua Database (novamente a informática e não me perguntem por que uma rua com este nome) que termina na Av Duque de Caxias, a uma quadra da Rua Maestro Carlos Gomes, na cidade de Lins, do Estado de São Paulo, onde fica o  Condominio Residencial Filemon.