quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nota de Rodapé (20)

Batuta

Um amigo comentou comigo não ter gostado do Dilemas Contemporâneos da Cultura (85) porque citei o maestro Isaac Karabstchevsky, hoje diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro cuja programação, ou falta dela - é alvo de críticas. Como ele não quis se expor com receio de retaliação ou coisa parecida, respeito, mas aproveito o mote para uma reflexão.
Disse a ele, da mesma maneira direta, que não faço citações de pessoas com objetivos de melhorar ou denigrir imagens. Acho que todos somos maduros o suficiente para termos sustentação naquilo que já fizemos e parto do principio que pessoas deveriam aprender com seus erros. 
Quanto ao maestro Isaac, tenho por ele um respeito enorme pelo que construiu durante a sua longa carreira e o texto apenas teve como objetivo demonstrar que o mais bem sucedido profissional brasileiro nesta área começou sua projeção pessoal a partir do Madrigal Renascentista: essencialmente, um grupo com características que o aproximam do Coro Paulistano, alvo de uma fusão, para mim indesejada e inadequada, com o Coral Lírico na cidade de São Paulo. Com isto, ofereci mais um argumento sobre a importância do desenvolvimento também de regentes que passam por grupos como estes. 

Aliás, esta notinha, não passa de um lembrete de rodapé sobre esta trágica possibilidade cogitada de fusão.