quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Carlos Gomes no mapa do Brasil (46)

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - ícone de autoria desconhecida.

Os ícones são interessantes. A palavra e significado vêm do grego.
Em 330 d.C., o imperador Constantino fundou... Constantinopla e todo o Império Romano do Oriente. Em decorrência de guerras entre romanos e os povos bárbaros, e problemas no senado, a capital romana foi transferida para Constantinopla.
Bizâncio era uma colônia grega no antigo estreito de Bósforo e por esta localização privilegiada acabou sofrendo influências das culturas grega, oriental e romana. Com a derrota dos romanos pelos bárbaros, o Império Romano ficou circunscrito ao Oriente e mais conhecido sob o nome de Império Bizantino.
Esta mistura de culturas deu origem a uma arte religiosa singular caracterizada por motivos que contam passagens bíblicas e representações.
O Império Bizantino teve seu auge entre 527 d.C. e 565 d.C. , passando em seguida por um período denominado iconoclasta, caracterizado por conflitos entre imperadores e religiosos e a consequente destruição de imagens entre outros aspectos. Posteriormente, a arte Bizantina passa por uma Era de Ouro que dura até 1.400 d.C., quando os turcos conquistam o Império.  No entanto, as influências do Império Bizantino se estendem até a Rússia deixando o imenso legado da arte e da religião cristã ortodoxa.
Neste contexto, os ícones tiveram presença relevante, criando um tipo de arte singular, aplicada em madeira ou placas de metal, com aplicações de mosaicos, pintura, pedrarias entre outros elementos. Os artistas possuíam uma preparação técnica e religiosa para realizarem estes trabalhos e em alguns países do leste europeu, ainda hoje, autores de réplicas tem chancela de reconhecimento técnico como “selos de origem”.
Para se ter uma ideia, o ícone que ilustra este post é cercado de curiosidades.  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos muitos títulos concedidos a Maria, mãe de Jesus, no cristianismo. Na Igreja Ortodoxa ela é a Mãe da Paixão, a Mãe de Deus da Paixão ou a Virgem da Paixão. Outros títulos também são atribuídos a esta representação: Mãe dos Missionários Redentoristas, Madona de Ouro, Mãe dos Lares Católicos entre outros. Atribui-se ao pintor grego Andreas Ritzos a criação deste ícone, multiplicado em centenas de exemplares espalhados em diversos museus e residências.
O ícone da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é recheado de representações. A imagem é de o Menino - representação de Jesus, assustado com uma sandália pendurada por fio. Ela sai do seu pé, quando ele, em fuga, por causa da aparição dos arcanjos Gabriel e Miguel segurando símbolos da paixão. Segundo uma leitura possível a sandália pendurada é um símbolo que relembra a fé necessária em momentos de crise, em que mesmo um pequeno fio une o crente à salvação. O Menino se aninha nos braços da mãe. A mão esquerda o protege como é esperado da Mãe e a mão direita dela cumpre duas funções: a primeira, a clássica em que a Madona olha quem observa o quadro e indica o Menino como sendo ele o caminho simbólico e, a segunda, a mão em que se pode confiar tanto quanto o Menino a pega com as duas mãos. O anjo Gabriel reconhecido por representações gráficas carrega uma cruz e Miguel outros instrumentos do suplicio da paixão de Cristo tais como a lança e a cana com a esponja embebida em vinagre e fel, como indica a Bíblia em João 19:29.  Há quem descreva os lábios cerrados da Madona como uma representação de sua discrição, do seu silêncio.
A história deste ícone é impressionante, desde que foi furtado na Grécia e...
Bem, tudo isto pode ser visto e aprendido em São João da Boa Vista, onde um exemplar do ícone pode ser visto numa moldura de vidro no altar da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 
Para chegar lá, é fácil. Basta ir até o final da Rua Carlos Gomes onde ela encontra com a Rua São Geraldo. Há um muro comprido na Rua São Geraldo que não impede a visão da Igreja.
Outra alternativa é ir ao belíssimo Theatro Municipal de SãoJoão da Boa Vista, na praça da Catedral s/n. O passeio é divertido. Após visitar o teatro,  atravessa-se a praça, entra-sena Catedral, depois à direita pega-se a Avenida Getúlio Vargas e segue-se porela até achar a Rua Carlos Gomes*. Entra-se á esquerda na São Geraldo e voilá!.
A dica é ir a São João da Boa Vista na próxima terça feira, dia 1 de Setembro de 2015, quando a Companhia de Ópera Curta, abre a Semana Guiomar Novaes, às 20:00. É bom chegar cedo para garantir os ingressos e aproveitar para rever Carlos Gomes, ainda que no mapa.


(*) sem qualquer intenção de trocadilho, use o ícone do "bonequinho" no mapa e arraste-o até a frente da Igreja. Você poderá ver, de um lado a Praça do Santuário e de outro a própria Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Bom passeio.